Manter o equilíbrio entre o corpo e a mente é sempre uma tarefa difícil e exige muito esforço e força de vontade. A rotina corrida muita vezes nos deixa sem tempo de dar atenção a esse aspecto fundamental, porém, preservar o equilíbrio é essencial para se obter uma boa qualidade de vida.
A qualidade de vida é formada por um conjunto de condições, como saúde física, mental e espiritual, formando a base para possibilitar ao indivíduo viver seu cotidiano de maneira saudável. A partir do momento que esse “tripé” não está muito firme, problemas podem começar e o indivíduo passa a ficar vulnerável a vários tipos de problemas.
Pensando nisso, listamos algumas dicas para manter o corpo e a mente sempre saudáveis mantendo sempre o equilíbrio para alcançar uma boa qualidade de vida.
Equilíbrio corporal
- Durma no mínimo 6 horas por dia
A falta de sono pode causar muitos transtornos, além do cansaço, não ter uma boa noite de sono causa irritação e estresse . Um sono de 8 horas por dia é o ideal para um bom descanso, porém, se isso não for possível, procure dormir ao menos 6 horas por dia. Para isso, crie uma rotina para sono, dormindo todos os dias no mesmo horário.
- Pratique exercícios regularmente
Para manter um corpo saudável é indispensável mantê-lo em movimento. A prática de exercícios físicos promove a produção de hormônios como a serotonina e a endorfina relacionados à sensação de bem-estar. Para isso, procure algum exercício que você goste e pratique ao menos de 3 vezes por semana.
- Coma alimentos saudáveis
Ter uma alimentação equilibrada e nutritiva com certeza colabora para a saúde e longevidade. Coma sempre frutas, legumes e alimentos ricos em fibras e procure evitar comidas muito açucaradas e gordurosas. Outro ponto importante é se manter sempre hidratado, para isso, beba pelo menos 8 copos de água por dia.
- Coma devagar
Mastigar bem é mais importante do que se imagina. Comer com calma melhora a digestão e, além disso, passa a sensação de satisfação mais rápida para o nosso cérebro.
Equilíbrio Mental
- Relaxe
Tirar algum tempo para si mesmo é sempre a melhor forma de relaxar. Nesse tempo, opte por fazer algo que você goste muito, assista a um filme, ouça músicas, toque algum instrumento, pratique algum esporte, leia um livro, enfim, procure atividades que te cause a sensação de relaxamento. O relaxamento reduz os efeitos do estresse e melhora o autocontrole e possíveis sintomas psicossomáticos.
- Libere a criatividade
A criatividade ajuda a manter o cérebro saudável e, além disso, é uma forma de expressão pessoal e autoconhecimento. Fazer coisas como pintar uma tela, escrever poemas ou contos, fazer artesanatos ou reformar algum cômodo da casa utilizando técnicas de DIY, irão ajudar a liberar toda a sua criatividade.
- Mantenha sempre contato com familiares e amigos
Possuir apoio social pode funcionar como uma proteção contra vários distúrbios psicológicos e, ainda, uma maneira de obter ajuda quando necessário. Além disso, uma boa convivência social produz a sensação de bem-estar para o ser humano.