Com o nascimento de um bebê se inicia uma fase totalmente diferente da vida da mulher e, com isso, também, uma nova rotina que muitas vezes pode causar impactos na mente e no corpo. Por agir diretamente nesses dois aspectos, a prática do Pilates no pós-parto é muito indicada e pode trazer diversos benefícios e muito mais qualidade de vida para a mulher nessa fase.
Por esses motivos, listamos no post de hoje os principais benefícios da prática do método do Pilates no pós-parto
Melhora a postura
Para realizar as atividades movimentos que colocarão a coluna em condições mais difíceis passarão a fazer parte da rotina, como amamentar, dar banho, trocar a fralda, colocar no berço, entre várias outras. Além disso, é importante ressaltar que a coluna da mulher já é afetada durante o período da gravidez, esse período de modificação postural gera um grande aumento da tensão muscular.
O Pilates pode funcionar como um grande aliado na recuperação da postura durante o pós-parto, trabalhando no fortalecimento muscular e, também, na estabilização do tronco. Dessa forma, a sustentação da coluna irá melhor de forma gradual diminuindo as possíveis dores nas costas durante as atividades rotineiras.
Fortalecimento do abdômen
O fortalecimento do abdômen é uma parte esteticamente muito importante para as mulheres, principalmente no pós-parto. O Pilates ajuda no fortalecimento dessa região proporcionando ao corpo maior rigidez. Porém, para o corpo voltar a forma antiga além dos exercícios também é importante manter uma alimentação saudável.
Recuperação da forma física
Além das barriguinha uma outra preocupação das novas mamães são com os quilinhos a mais que a gravidez proporcionou. Muitas mulheres têm essa preocupação por pensarem em não ter mais o corpo anterior à gravidez e com a nova rotina fica complicado manter uma vida mais regrada. Mas, calma. Isso é possível sim!
O Pilates no pós-parto auxilia na perda de peso através do gasto calórico que os exercícios proporcionam, além disso, o método oferece maior estabilidade para o corpo contribuindo na recuperação da forma física.
Fortalecimento do corpo
O corpo da mulher é exposto é diversas mudanças hormonais e físicas durante o período da gravidez e pós-parto. Por esse motivo, e também devido a correria da nova rotina, é normal a mulher se sentir um pouco mais fraca após a gravidez. Nesse aspecto a prática do Pilates pós-parto auxilia no ganho de força e equilíbrio corporal para a realização das tarefas do cotidiano.
Evita a depressão pós-parto
O período da gravidez não mexe apenas com o corpo das mulheres, mas também com as emoções, gerando muitos conflitos e muitas vezes causando a depressão pós-parto. Isso ocorre, principalmente, pelas mudanças hormonais as quais a mulher é exposta nesse período.
A depressão pós-parto apresenta sintomas como, tristeza, constante vontade de chorar e perda de interesse no bebê. O Pilates pode ajudar a evitar a depressão pós-parto, pois se trata de uma prática que cuida da saúde corporal e mental, estimulando o bem estar e melhorando a autoestima da mulher.