Praticar Pilates, tanto solo quanto em aparelhos, proporciona muitos benefícios para o corpo. Ambos promovem melhorias na postura, aumento de flexibilidade, consciência corporal e respiratória, tonificação muscular, entre outros vários benefícios. Mas você conhece as diferenças entre o Pilates solo e em aparelhos? Abaixo, falaremos um pouco sobre essas diferenças e qual o tipo mais indicado para quem quer iniciar a prática.

 

Pilates Solo

 

O Pilates Solo ou Mat Pilates tem como principal característica o uso do próprio corpo e de alguns acessórios que permitem diversos tipos de desafios durante a prática. Originalmente, o Pilates era praticado apenas utilizando o próprio corpo sem o uso de nenhum acessório, porém, a técnica foi sendo aprimorada e se adaptando às necessidades de cada praticante.

 

O Mat Pilates, exige mais esforço e controle corporal do praticante, pois como é realizado sem o auxílio de nenhum aparelho se faz necessária uma aplicação maior de força, também, exige mais equilíbrio, alongamento e consciência corporal para a realização correta dos movimentos.

 

Os principais acessórios que auxiliam na prática do Pilates solo são a Bola, o Magic Circle, a Meia Lua, a Banda Elástica e o Rolo de Espuma.

Texto-5.-Conheça-5-exercícios-de-Pilates-para-fazer-com-o-Magic-Circle

 

Pilates em aparelhos

 

A utilização de aparelhos na prática do PIlates permitiu ampliar as possibilidades de movimentos. Todos movimentos, mesmo com o auxílio dos aparelhos, são realizados levando em consideração os princípios básicos do Pilates. Ou seja, são executados de forma controlada, com atenção na respiração e correção postural.

 

A intensidade de força dos exercícios realizados nos aparelhos é medida e proporcionada por molas. Essas molas, são classificadas por variadas cores, sendo elas: preta, vermelha, verde, azul e amarela. As molas são utilizadas com duas finalidades, diminuir o esforço do praticante, facilitando, dessa forma, a realização dos movimentos ou como forma de resistência, aumentando a força que o praticante deverá exercer para realizar o movimento.

 

Alguns aparelhos utilizados na prática desse tipo de Pilates são o Universal Reformer, o Cadillac, o Chair e o Barrel.

369766359_503

 

Qual o tipo mais indicado para iniciantes?

 

A verdade é que depende de qual a necessidade e o perfil do aluno. Tanto o Pilates solo quanto o Pilates em aparelhos proporcionam benefícios semelhantes e graus de dificuldade, também, bastante parecidos. Porém, o Pilates solo exigirá do praticante um pouco mais de esforço, pois não conta com o auxílio das molas para medir o grau de intensidade do esforço para execução do movimento.

 

Por isso, é importante para ajudar na decisão se informar com instrutores e tirar todas as dúvidas. Depois é só começar a praticar!