A cada dia que passa o número de pessoas sedentárias só cresce, e com isso muitas vezes vem a negligência com a saúde do corpo, principalmente para aqueles que não tem uma alimentação balanceada ou tem problemas relacionados a distúrbios alimentares, metabolismo e dificuldades físicas. Por muitos motivos, as pessoas buscam uma forma de emagrecer, e apesar de não ser uma tarefa fácil e nem rápida, existem certas mudanças que você pode fazer na sua vida para alcançar esse objetivo. O Pilates não vai queimar calorias tanto quanto outros exercícios, mas pode ajudar muito no seu processo de emagrecimento:
1 – O Pilates ajuda no emagrecimento ?
É comum a dúvida se o Pilates emagrecer, e a resposta é sim, ele ajuda no emagrecimento, mas é importante destacar que apesar de você poder perder medidas com o Pilates, esse não é o principal foco da prática. O Pilates possui diversas funções e possibilidades, mas as principais são fortalecer a musculatura, reeducar e dar controle dos movimentos de todo o corpo. Tudo que você vai precisar assim que começar a perder peso.
2 – Como o Pilates te ajuda emagrecer
O Pilates ajuda a emagrecer por meio de exercícios específicos adaptados e indicados pelo instrutor, estimulando o metabolismo, além de trabalhar o corpo e ajudar a desenvolvê-lo por meio da prática tradicional. Esse trabalho do corpo vem de várias formas, por exemplo quando movimentamos o nosso corpo, já existe um gasto de energia, então só praticando o Pilates você já emagrece naturalmente, mas para fazer isso de maneira mais efetiva, recomenda-se cerca de 2 a 3 aulas por semana. Trabalhando o abdômen, quadris, glúteos e diversas áreas do corpo, você consegue fortificar o seu corpo, desenvolvendo também uma melhora na postura, diminuindo a tensão do corpo, ganhando precisão no movimentos, entre outros benefícios que facilitam o emagrecimento.
3 – Emagrecer para que ?
Quando se busca o emagrecimento, uma pergunta importante que você deve se fazer é: o motivo de você querer perder peso. Muitas vezes o motivo é estético e psicológico, não existe nenhum problema em quer mudar o corpo, mas algo que devia estar em foco também é a sua saúde, pois magreza não é sinônimo de uma boa saúde, assim como o contrário. Por isso é importante haver um equilíbrio, entre o visual e o saudável, priorizando a sua felicidade e bem estar e deixando de lado os padrões estéticos que muitas vezes são tidos como ideais.
4 – Você é o que você come ?
Olha a gente não sabe responder essa pergunta, mas podemos te garantir que a sua alimentação faz toda a diferença na sua vida, tanto física quanto mentalmente. E para quem quer perder peso isso não é diferente, com a orientação de um nutricionista somado a uma pratica de exercícios, você tem uma perda de medida muito maior, além de melhorar muito a saúde do corpo e a sua nutrição.
5 – A união faz a força
Sabendo que o foco principal do Pilates não é o emagrecimento, não significa que você deva esperar até o resultado a longo prazo aparecer, uma ótima opção para quem quer emagrecer de maneira eficaz é juntar a prática do Pilates com outras atividades físicas. O Pilates em sua natureza já ajuda esportistas a melhorar o seu desempenho nas suas modalidades, e da mesma forma ele também ajuda muito na perda de peso quando praticado junto com corridas, musculação, natação, funcional, entre outras atividades. Essa pode ser uma das dicas mais importantes, pois o Pilates vai “refinar” os movimentos feitos nas outras atividades e assim aumenta o seu desempenho de maneira expressiva.
6 – Organizar o seu dia ajuda a emagrecer ?
O simples ato de organizar os seus horários proporciona um melhor uso do seu tempo, evitando os atrasos e imprevistos, que podem ser os causadores de você não praticar exercícios durante o dia ou fazer você pular refeições. Essa programação do seu tempo diário pode não ser a solução definitiva para os problemas que te fazem não praticar atividades físicas, mas ele pode garantir que você tenha um dia mais relaxado, evitando estresse e separando um momento para se exercitar, criando aquele bem estar e a vontade de continuar evoluindo.
Essas foram as nossas dicas para você conseguir concretizar o seu objetivo de perder peso, lembrando que você deve sempre se colocar em primeiro lugar e se cuidar! E claro, sempre buscar a ajuda de profissionais para garantir uma perda de peso mais eficaz e segura.
Fonte de Pesquisa: Revista Pilates.