benefícios do pilatesA gravidez é um período de descobertas e de muitos desafios, desde o diagnóstico muita coisa muda na vida dos pais, mas quem tem uma verdadeira jornada pela frente é a pessoa que vai carregar e gerar o bebê, ou seja, a mãe. Onde ela vai ter transformações no corpo e no psicológico, além de se deparar com as novas limitações que virão. O Pilates pode ser uma grande ajuda desde o começo da gestação, até depois do bebê nascer, podendo diminuir as dores comuns da gestação, reparando os danos no corpo, trazendo mais bem estar e disposição para esse período estressante e trazendo o corpo à forma que era antes da gravidez mais rápido. E é sobre essas mudanças, cuidados e alternativas que vamos falar agora!

pregnant-775028_960_720

Seu corpo vai mudar, por isso é bom se preparar!

Uma recomendação muito comum na gravidez, é a de não praticar exercícios muito intensos, como correr, fazer exercícios abdominais, jogar vôlei, saltar, entre outros. Mas isso não significa que a pessoa não deva praticar outras atividades, pelo contrário, os benefícios da prática de atividades físicas antes, durante e depois da gravidez, podem ajudar na hora do parto (como o fortalecimento do abdômen, que sofre pressão no momento que o útero se contrai para o bebê sair), na manutenção da postura corporal (Um grande problema quando a barriga e os seios aumentam de tamanho, ocasionando uma maior dificuldade postural, o aumento do peso também pode ser uma das causas da má postura), no fortalecimento da área pélvica (que ajuda a evitar a chamada “bexiga baixa”, que causa o deslocamento dos órgãos da região, derivando mais complicações como descontrole da urina e prisão de ventre), entre outros.

Outra dica muito eficaz é manter o corpo hidratado, mesmo sendo normal o aumento de vezes em que a pessoa vai ao banheiro, não que dizer que ela está produzindo mais xixi, essa é uma comum impressão pois o volume de líquido liberado é reduzido com a pressão maior na barriga, muitas vezes derivada por exemplo do crescimento do útero.

A hidratação ainda pode ser uma ótima aliada no combate às estrias (aparecendo normalmente no último trimestre da gravidez), tendo sua causa derivada da mudança brusca no tamanho do corpo, como nos seios e na barriga, e por isso a hidratação fará com que sua pele tenha mais elasticidade e diminuirá a dificuldade da transição corporal do período.

pregnant-2021797_960_720

Evitando problemas na bexiga e infecções na região íntima

Primeiramente é importante destacar que é necessário um médico especialista, para qualquer adoção e exclusão no período da gravidez, isso não só na alimentação ou em relação a exercícios físicos, mas em todos os aspectos das mudanças comportamentais.

Como já citado, a hidratação vai ajudar em muitas áreas do corpo nesse período, e deve-se ter uma média de consumo de água maior que o usual, para uma melhor  limpeza do organismo.

Outra dica boa, é ter cuidado e atenção com a região íntima, lavando sempre com bastante água e evitando o uso de produtos de higiene íntima muito fortes (que podem matar bactérias “boas” e causar complicações), muita atenção também à troca de roupas íntimas regularmente.

Algo importante é evitar segurar a vontade de ir ao banheiro, sempre que você tiver vontade de fazer xixi não segure, mesmo e principalmente depois de ter relações sexuais e também é importante não fazer força ao urinar. A região pélvica é uma área muito afetada e demanda uma atenção extra no período da gravidez, por exemplo fazer exercícios localizados e adotar uma alimentação específica (apontada por um nutricionista ou médico especializado), pode evitar sobrecarga e problemas muito comuns nesse período.

Pilates pregnancy

Os benefícios do Pilates na gestação

O Pilates é muito indicado para pessoas grávidas, pois ele pode ser feito com baixa intensidade, ajudando desde a confirmação da gravidez até o pós-parto. Além disso é importante destacar que os exercícios feitos no Pilates para grávidas, são sempre adaptados para o período de gestação e para as necessidades especificas da pessoa (e necessitam que sejam, para evitar complicações derivadas de exercícios não indicados), supervisionados por um profissional qualificado (é importante que o instrutor tenha familiaridade com o Pilates para gestantes, a prática não é indicada com instrutores sem o conhecimento específico), e existe uma série de cuidados que devem ser tomados na hora da prática, não deve-se fazer nenhum exercício físico sem a recomendação e autorização de um médico e de um instrutor de confiança.

Existem outros exercícios e praticas que são indicadas para gestantes em geral, como por exemplo Yoga, Hidro-ginástica, Alongamentos, Caminhada (evite correr), e outros. Também importante destacar que o Pilates trabalha o corpo de maneira global, ajudando em várias áreas do corpo, o que não acontece em outras práticas corporais.

Segue uma lista de Benefícios do Pilates na Gravidez:

-Manutenção da postura corporal;

-Evita inclinação pélvica;

-Melhora a Qualidade do sono e combate a insônia;

-Fortalecimento do corpo, ganhando resistência, flexibilidade e equilíbrio;

-Fortalecimento da região pélvica, ajudando no parto, criando consciência corporal da região e evitando a “bexiga baixa”;

-Melhora a circulação sanguínea;

-Redução de estresse, dando segurança e auto-estima;

-Ajudando no controle hormonal e nos sintomas que ele causa;

Entre outros.

people-2592302_960_720

Para concluir, é importante destacar o dever e responsabilidade que o companheiro ou companheira (Em casos de cônjuge ou criação compartilhada da criança), tem tanto nos cuidados do recém-nascido, quanto na criação de horários e períodos onde a pessoa gestante separa um tempo para si mesma, isso desde antes da gestação até depois, para aliviar a pressão e a responsabilidade da criação e abrindo espaço para uma vida fora do âmbito familiar.

Fonte de pesquisa:  Revista Pilates.