Para quem tem um dia corrido, cheio de atividades ou afazeres, sabe a importância de uma boa noite de sono e como isso pode influenciar o seu dia. A insônia é um problema que afeta diversas áreas do corpo humano, e traz tantos malefícios para o portador, que não acarreta apenas sintomas próprios, ela também facilita na chance de ter outra patologias ou problemas, e pode ter um peso no dia inteiro da pessoa.
A insônia é classificada em três grupos distintos, tendo com referência o tempo de duração e o período que ela ocorre. São essas :
Insônia aguda, que tem uma duração média de alguns dias até três semanas.
Insônia intermitente, que ocorre de tempos em tempos, podendo ter uma semana de sono normal e na semana seguinte sofrer do problema.
Insônia crônica, que ocorre por mais de três semanas e tem sua duração contínua, sem períodos de descanso normal.
Principais causas da insônia
-O uso de substâncias como cafeína, nicotina e afins;
-Abstinência de certas substâncias como cigarro, álcool ou outras drogas;
-Estresse;
-Problemas psicológicos como a depressão;
-Menopausa;
-Histórico de insônia na família;
-Ambiente inadequado para sono, como lugares com muito barulho ou luz;
Entre outros.
Sintomas da insônia e o que eles acarretam
Os sintomas que podem te ajudar a diagnosticar a insônia, são :
-Dificuldade para adormecer;
-Sonolência, cansaço e/ou falta de disposição durante o dia;
-Acordar várias vezes durante a noite;
-Sono leve.
Dentre esses sintomas, alguns podem acarretar problemas no seu cotidiano, como por exemplo ter dores de cabeça, irritabilidade, dificuldades gastrointestinais, falha na memória, problema para se concentrar, entre outros.
Algumas recomendações para a diminuição e tratamento da insônia
Para um tratamento eficaz da insônia é essencial a orientação de um médico, que vai te ajudar a ter uma melhora de maneira mais rápida e vai te indicar quais mudanças ou adoções de comportamentos você deve ter. Mas enquanto a consulta não chega, vamos te dar algumas dicas de como reduzir os sintomas da insônia, fazendo certos ajustes na sua vida.
Para começar, uma boa dica para combater a insônia é fazer exercícios regularmente, de preferência durante a manhã e duas vezes por semana. Alguns das atividades que tem bons resultados na melhoria desse problema, são Pilates, caminhadas e dança, que normalmente são menos intensos, além de ter ligações com a mente, o relaxamento e a autoestima. Mas não são só essas atividades que aliviam a insônia, correr, musculação e andar de bicicleta, podem ser tão úteis quanto as citadas antes, caso a pessoa tenha preferência por outras atividades.
Além de manter o corpo ativo, a alimentação pode ser uma ótima ferramenta para a sua melhoria, por isso é indicado uma consulta com um nutricionista, que vai te ajudar a montar uma alimentação apropriada para o seu problema.
Tratando a insônia com Pilates
Como já foi falado acima, o Pilates tem uma grande eficácia no tratamento da insônia, principalmente por agir tanto no corpo quanto na mente, onde é trabalhado a consciência corporal, por meio da execução dos movimentos da maneira mais precisa, assim fazendo manutenção dos músculos, esticando os tecidos do corpo e liberando endorfina, que da sensação de bem-estar e reduz a ansiedade, uma das grandes causas da insônia. Além da sensação de tranquilidade que oferece, também se destaca o trabalho na respiração na pratica do Pilates, que resulta em uma melhor oxigenação do cérebro e mobilização do sistema nervoso, diminuindo o estresse, a ansiedade e criando um ritmo para a respiração, (que ajuda a manter o foco, diminuir o desgaste e o cansaço da execução dos movimentos). Lembrando que o corpo humano foi feito para estar em constante movimento e no dia-a-dia muitas vezes por falta de tempo, espaço ou disposição, não se tem esse cuidado com o corpo, que quando inserido no cotidiano demostra muitos resultados positivos, tanto em uma questão estética, quanto uma questão de saúde mental e física.