Durante a adolescência, os jovens estão muito mais suscetíveis a desenvolverem problemas na coluna. São diversas as situações que colaboram para isso, mochila pesada, horas sentados na sala de aula, muito computador e videogame, toda hora olhando para o celular, entre várias outras. Além disso tudo, grande parte dos adolescentes não pratica nenhuma atividade física, contribuindo ainda mais para as alterações posturais e outros problemas com escoliose, cifose e lordose.
A adolescência é a fase na qual o corpo está em um processo de crescimento acelerado, o que acaba gerando desequilíbrios musculares. Por esse motivo, é bastante comum ouvir os jovens reclamando de dores nas costas, nas articulações e no pescoço. E é exatamente nesse ponto que entra o Pilates. O método é ideal para organizar a postura, fortalecer os músculos e proporcionar muitos outros benefícios para a vida de um adolescente. Confira:
Por que o Pilates é ideal para os adolescentes?
O Pilates é um método que, para a sua prática, envolve vários músculos ao mesmo tempo, estimulando e contribuindo para a coordenação motora. O método também desenvolve a capacidade respiratória e a concentração dos jovens, ajudando na melhoria do desempenho atlético e intelectual. Além disso, a prática do Pilates facilita a drenagem linfática e estimula o sistema circulatório sanguíneo, minimizando os sintomas do sedentarismo e do estresse.
Mas, a maior contribuição do Pilates para os adolescentes está na reabilitação postural. Por meio dos exercícios de Pilates, o adolescente consegue se manter atento aos seus movimentos e a sua postura incorreta no dia-dia. Com isso, passa a trabalhar a consciência corporal e, automaticamente, vai corrigindo sua postura.
A postura é fundamental para a saúde e, infelizmente, durante a adolescência, acaba sendo a causadora de muitos transtornos físicos que afetam a qualidade de vida do jovem. Além disso a postura também é responsável por uma boa aparência física, sendo que as mudanças são extremamente perceptíveis. Uma postura correta melhora a qualidade de vida, minimiza as dores nas costas e ainda melhora a autoestima.
O equilíbrio é o principal elemento para desenvolver uma boa postura, sustentando o corpo nos pés, que equilibram toda a estrutura corporal. Os exercícios realizados durante a aula de Pilates, além de contribuírem para a reabilitação da postura, são perfeitos fortalecer os músculos responsáveis pelo equilíbrio do corpo e ainda colaboram para o alongamento e a flexibilidade do adolescente.
Com tantos benefícios, o Pilates auxilia a preparar o jovem para todos os desafios impostos pela idade, com muito equilíbrio, disposição, concentração e menos dores nas costas. Contribuindo também para a autoestima e autoconfiança do jovem.