O inverno é um período no qual a preguiça e a falta de disposição aumentam. O corpo passa a se fechar para se proteger das baixas temperaturas e muitas vezes começam a aparecer dores articulares, muito comuns no inverno, e os desconfortos posturais, aquelas dores que costumam incomodar o tempo inteiro na região lombar, cervical, nos ombros e em vários outros lugares.
Além disso, nessa época do ano o corpo consome muito mais calorias com o objetivo de se proteger do frio, o que pode ser bastante perigoso para quem deseja se manter no peso adequado. Para resolver esse problema e outros desconfortos proporcionados pelo inverno, nada melhor que manter o ritmo normal de atividades físicas e o Pilates é uma ótima opção para isso.
Por que o Pilates pode ser a melhor opção?
Muita gente que pratica exercícios durante as outras estações do ano acaba abandonando essa rotina durante o inverno. Devido ao frio muita gente não tem disposição para ir à academias ou praticar exercícios ao ar livre como corridas ou caminhadas. O Pilates além de ser praticado em um estúdio oferece diversos benefícios para quem não quer ficar parado nessa época do ano.
O método do Pilates proporciona exercícios que trabalham bastante o alinhamento postural e a mobilidade articular, muito prejudicados durante o inverno. O Método também trabalha com exercícios de alongamento das fibras musculares e com o fortalecimento da musculatura mais profunda do corpo.
Por esses motivos, o Pilates colabora bastante para a diminuição dos desconfortos ocasionados pelo inverno e ainda colabora para o ganho de definição muscular, aumento da disposição e da concentração e, proporcionando sensação de bem-estar ao praticante. Outro benefício valioso obtido através do Pilates, para essa época do ano, é o fortalecimento do sistema imunológico, ajudando na prevenção gripes e resfriados.
Além disso, praticar exercícios no inverno ajuda a manter o corpo aquecido, acelerando o metabolismo e colaborando para a perda de calorias. Com uma prática regular de duas ou três vezes por semana, já é possível sentir o corpo mais disposto, forte e com diminuição de dores e desconfortos gerados pela tensão muscular típica da estação do ano. Caso o objetivo seja apenas definição muscular, os resultados podem demorar um pouco mais, se apresentando em torno de 3 a 6 meses de prática, isso dependendo de cada indivíduo. Mas, o importante é não deixar de cuidar da saúde durante o inverno, pratique Pilates!