A dança é uma profissão considerada jovem em relação às outras, mas tem ganhado espaço na busca pela produção de conhecimento e na construção e aperfeiçoamento de seus profissionais, os bailarinos. O debate em torno dos princípios teóricos e filosóficos da dança para o desenvolvimento de pesquisas também vêm sendo cada vez mais encorajado, com o objetivo de definir uma identidade e entender a cultura dessa profissão.
Segundo estudiosos da área, a utilização o Método do Pilates por dançarinos se deu início no começo da década de 1930, quando a bailarina nova iorquina Martha Graham passou a enviar seus alunos para o estúdio de Joseph Pilates com o objetivo de aperfeiçoar a performance deles em cena. Seguindo os passos de Martha, vários outros grandes nomes da dança utilizaram o Pilates como meio de melhorar o desempenho de seus alunos e ainda para prevenir e reabilitar lesões.
Como o Pilates colabora para a prática da Dança?
O Pilates é uma prática que exige técnica e conhecimento corporal. Conseguir conhecer e vivenciar da melhor forma o corpo, com qualidade, e ética, demanda a utilização correta de técnicas. Devido a semelhança dos movimentos praticados no Pilates com os movimentos da dança, passou a se tornar muito comum bailarinos procurarem o Método como um complemento às suas aulas de dança.
Além disso, o Pilates atua na prevenção de lesões e como forma de condicionamento físico do dançarino, proporcionando ainda mais benefícios e eficácia para esses profissionais. O princípio da fluência, presente no Método do Pilates clássico, é um dos mais importantes para o profissional da dança. A fluidez no Pilates trabalha a ideia de movimento contínuo, ou seja, uma peça de dança coreografada.
Para conseguir atingir o princípio da fluidez com mais eficiência, é preciso que o aluno esteja totalmente concentrado no exercício à medida que vai evoluindo na prática, para que, dessa maneira, possa memorizar todos exercícios e aumentar a eficiência e rapidez na execução.
A fluidez trabalha o condicionamento físico, mas o Método do Pilates apresenta outros benefícios para os dançarinos como o trabalho com a musculatura abdominal, assoalho pélvico e dorsais, responsáveis pelo suporte e sustentação do corpo e, portanto, fundamentais para a dança.