O método do Pilates é uma técnica que está ganhando cada vez mais adeptos. Se trata de uma técnica que trabalha o corpo e a mente em conjunto e possui como principais objetivos a concentração, controle, centralização, precisão e a respiração. Esses fatores são responsáveis por harmonizar o funcionamento do organismo durante toda a prática.
Durante os exercícios são trabalhados alguns fatores, como força, tonificação e alongamento corporal. Assim, para trabalhar de forma mais específica alguns desses aspectos foi desenvolvido o Pilates Suspenso, uma variação do Pilates convencional, utilizando aparelhos próprios para esse tipo de método. No nosso post de hoje falaremos um pouco mais sobre como funciona o Pilates Suspenso e quais seus benefícios. Confira:
O que é o Pilates Suspenso?
O Pilates Suspenso é uma variação do Pilates convencional, mas contrário do que muitos pensam, ele não exige um alto grau de experiência e não são realizados apenas exercícios avançados. Essa variação do Pilates convencional pode ser praticada por qualquer aluno, em qualquer faixa etária.
O treinamento de Pilates Suspenso possui diversos exercícios que tem como objetivo auxiliar o aluno no tratamento de patologias da coluna e reabilitar a postura. Todos os exercícios são feitos sem compressão articular, exigindo grande recrutamento muscular. Essa ação permite ao aluno ganho de força e equilíbrio.
O que é suspensão?
Para entender como funciona o Pilates Suspenso, primeiramente, vamos falar um pouco sobre o que é a suspensão. A suspensão é uma forma de treinamento que reúne equilíbrio e coordenação motora. Esse tipo de treinamento foi criado por um militar das forças armadas americana com o objetivo de treinar os militares em ambientes, restritos como os submarinos, por exemplo.
Para isso, era necessário algo que não ocupasse tanto espaço e que fosse ao mesmo tempo versátil para atender a todas as necessidades dos militares, possibilitando modificar a quantidade de resistência a ser aplicada. Sendo assim, o nível de dificuldade pode variar bastante, permitindo que tanto atletas experientes como iniciantes possam praticar.
Esse treino consiste em realizar os movimentos com o corpo suspenso, seja em partes ou completamente, no qual o peso corporal é usado como principal ferramenta. Ou seja, o objetivo é utilizar a gravidade a favor para que os movimentos mais desafiadores possam ser executados, estimulando, dessa forma, a resistência corporal e o equilíbrio.
Quais os princípios do Pilates Suspenso?
O treino em suspensão possui alguns princípios que colaboram para a preparação dos exercícios para que trabalhem todo o corpo com intensidades variadas. O primeiro princípio é o pêndulo, que se trata da relação da posição inicial do corpo e a posição de ancoragem do equipamento. Após esse existe o princípio do vetor de resistência, que determina o torque realizado sobre as musculaturas trabalhadas. Por último, se tem o princípio da estabilidade, o mais importante entre os três princípios apresentados.
Quais os benefícios do Pilates Suspenso?
Os exercícios praticados no Pilates Suspenso trabalham bastante com a concentração e o equilíbrio do praticante, pois exige uma atenção muito maior durante a realização dos movimentos. Alguns dos benefícios proporcionados pela prática do Pilates Suspenso são:
- Aumento de força e resistência;
- Ganho de mobilidade;
- Desenvolvimento da flexibilidade;
- Prevenção e melhora as condições cardiorrespiratórias e a circulação periférica;
- Melhora a postura;
- Melhoria na coordenação motora e o equilíbrio
- Melhoria no alinhamento postural
- Ganho de consciência postural
- Melhoria na concentração
- Manutenção do peso adequado
- Redução do sedentarismo
- Diminuição das cãibras
- Melhoria na circulação sanguínea
- Redução do inchaço
- Fortalecimento da musculatura abdominal
- Diminuição das dores lombares
- Maior controle respiratório
- Entre vários outros benefícios.