Não é novidade que praticar atividades físicas diariamente proporciona inúmeros benefícios para a saúde do corpo. Mas, você sabia que alguns exercícios  também oferecem diversos efeitos positivos para o cérebro? Quando colocamos o corpo em movimento não estamos apenas preservando a saúde do nosso corpo, mas também a mental.

 

O Pilates é uma das atividades físicas que tem como objetivo principal manter ou devolver o equilíbrio entre corpo e mente. Por esse motivo, a prática do Método do Pilates auxilia na preservação do bem-estar e na qualidade de vida do praticante. Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Confira o nosso post a seguir:

 

Quais os resultados que o Pilates pode apresentar?

113404-saiba-como-o-pilates-pode-te-ajudar-a-relaxar-e-aliviar-o-stress

Como foi dito anteriormente, os exercícios do Pilates foram pensados para ajudar na manutenção ou no desenvolvimento do equilíbrio perfeito entre o corpo e a mente. Alguns dos principais resultados apresentados através da prática constante do Pilates são:

 

Melhora do equilíbrio: A perda de equilíbrio é um dos pontos que atinge diretamente na qualidade de vida, pois atrapalha na realização de qualquer tarefa de rotina e pode gerar até mesmo a necessidade da utilização de apoios que muitas vezes acabam prejudicando ou alterando a postura, principalmente, na terceira idade.

A prática do Pilates, nesse aspecto acaba auxiliando para o aprimoramento do equilíbrio do praticante, conservando o centro de massa do corpo dentro dos limites de estabilidade e permitindo o controle postural.

Especialmente para os idosos, a manutenção do equilíbrio é fundamental para evitar quedas e dores nas costas, além disso, melhora consideravelmente o nível de independência na realização de atividades do dia-dia, garantindo a sensação de liberdade e bem-estar.

 

Aumento da concentração: Durante todas as aulas de Pilates os exercícios são realizados com o máximo de atenção. Por isso, é essencial que o aluno mantenha o corpo e o pensamento focado na execução dos movimentos e não nas pendências para resolver.

A concentração é fundamental para um bom desenvolvimento do aluno nas aulas de Pilates e para garantir que os movimentos sejam realizados conforme as orientações da própria mente. Por isso, o praticante deve se concentrar para atingir com êxito o objetivo que vem buscando com a prática, seja ele correção postural,  melhora de alguma dor, fortalecimento muscular, etc.

 

Combate ao estresse: Na rotina agitada do dia-dia, diversas situações que contribuem para o surgimento do estresse. O estresse, por sua vez, provoca a liberação de hormônios que geram a tensão muscular, causando quadros de dolorosos espasmos musculares.

O Pilates possui uma técnica de variados exercícios que não estimulam o desgaste físico, durante todas as aulas a respiração é muito trabalhada, garantindo um relaxamento profundo. Além disso, todos movimentos realizados pelo praticante devem ser colocados em prática utilizando concentração da mente e do corpo, afastando dessa maneira os pensamentos externos que podem ser a causa do estresse.

0d2a470d86e1546e_157343458.preview

Aumento de consciência corporal: No Pilates a mente é utilizada para controlar os músculos. O método auxilia o aluno a se tomar consciência do seu corpo e, por sua vez, de suas limitações e potencialidades. Esse aspecto acaba melhorando bastante a auto-estima, por meio da percepção da capacidade de quebrar sua próprias barreiras habituais. è

 

Melhora da ansiedade: Pessoas que sofrem com a ansiedade tem como um dos sintomas frequentes a quebra da respiração como uma resposta de defesa involuntária do corpo contra possíveis situações de perigo. Essa ação bloqueia o músculo do diafragma que passa a não funcionar muito bem, causando vários distúrbios no organismo, como dores de cabeça e dores nas costas, por exemplo.

Durante as aulas de Pilates o trabalho realizado com a respiração auxilia na potencialização da capacidade respiratória do aluno. Todos os movimentos são feitos focando na respiração adequada para garantir a qualidade do exercício. A partir do aprendizado da respiração voluntária e consciente, os níveis de ansiedade são controlados, garantindo o bem-estar.