É bastante comum durante a procura por alguma atividade física que ofereça benefícios tanto para o corpo quanto para a mente as pessoas indicarem Pilates ou Yoga. Os dois métodos trabalham alguns fatores comuns, como concentração, consciência corporal, autocontrole e respiração através dos exercícios.
No entanto, apesar desses fatores em comum, Pilates e Yoga são dois métodos bastante diferentes. Você conhece as principais diferenças entre esses dois métodos? É o que vamos mostrar no nosso post de hoje, acompanhe:
O que é Pilates?
O Pilates é um método desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates na década de 20. O método é baseado em um conjunto de exercícios que tem como principal objetivo estabelecer um controle e uma conexão entre o corpo e a mente. Os exercícios são muito utilizados no tratamento de diversos tipos de dores no corpo, doenças ou maus hábitos posturais. Esses exercícios são realizados de diversas formas, seja solo ou com auxílio de equipamentos.
A prática do método do Pilates proporciona ao praticamente o fortalecimento muscular, o aumento da mobilidade nas articulações, melhoria postural, aumento da consciência corporal, entre vários outros benefícios, aumentando muito a qualidade de vida. Ou seja, o método do Pilates funciona atuando como um condicionamento físico e mental, fazendo com que o praticante adquira consciência do seu corpo, reconhecendo todos seus movimentos corporais, internos e externos.
O que é Yoga?
O Yoga é uma antiga filosofia que teve origem na Índia há mais de 5.000 anos e é relacionada ao budismo. O termo Yoga significa a união do corpo com diferentes aspectos da vida em equilíbrio com a mente. O Yoga trabalha muito com as emoções, ajudando ao praticante a agir de acordo com seus pensamentos, proporcionando relaxamento, tranquilidade mental, aumentando a concentração, a flexibilidade e a força.
Para realizar a prática do Yoga, é utilizado o próprio peso do corpo como resistência, focando sempre na realização do movimento e no fluxo de energia entre um movimento e outro. A prática tem como principal objetivo a busca pelo bem-estar e equilíbrio, reduzindo o estresse e desenvolvendo o autoconhecimento.
Principais diferenças entre Pilates e Yoga
A principal diferença entre Pilates e Yoga é a essência de cada uma das práticas. O Yoga funciona muito mais como uma filosofia de vida, trabalhando diversos aspectos para mudar o estilo de vida interior e exterior do praticante. Já o método do Pilates, apesar de também ter como objetivo a mudança do estilo de vida, tem como foco principal a saúde física, o fortalecimento e o alongamento do corpo do praticante. Dessa forma, o método do Pilates pode ser pensado como uma terapia para o corpo e o Yoga uma terapia para a mente.
Outra diferença entre os métodos é a forma como é realizada a prática de cada um. No Pilates a prática pode ser feita com a utilização de aparelhos ou solo. Já no Yoga somente é utilizado o peso do próprio corpo para a realização dos movimentos. Outra grande diferença é que no Pilates os movimentos são todos direcionados a necessidade do aluno, de acordo com a patologia ou histórico de cada um, diferente do Yoga.
Apesar das diferenças, Joseph Pilates, se baseou muito na prática de Hatha Yoga para criar alguns movimentos do método Pilates. Isso acaba explicando o fato de ambas as práticas trabalharem tanto a concentração, consciência corporal, autocontrole e respiração nos seus princípios. A questão fundamental é que ambas as práticas oferecem um ótimo desenvolvimento da relação de corpo e mente e proporcionam bem-estar e qualidade de vida ao praticante.