O aumento da flexibilidade é um dos benefícios mais procurados pelos alunos de PIlates. Existem muitos aspectos que influenciam na flexibilidade são eles: altura, sexo,idade, postura, hidratação, histórico médico, atividades diárias entre vários outros. Para obter ou ganhar ainda mais flexibilidade são necessários estímulos externos e, muitas vezes por falta disso, acabamos perdendo ainda mais a capacidade de ser flexível.
O treinamento da flexibilidade pode levar um tempo e o progresso deve ser procurado com bastante calma, segurança e foco. No post de hoje, selecionamos algumas dicas de como aumentar a flexibilidade utilizando algumas ações que junto a prática do Pilates fazem toda a diferença. Confira:
Se movimente
Nosso corpo não foi projetado para passar horas a fio sentado. Por isso, o primeiro passo para o ganho da flexibilidade é mudar os hábitos fora do estúdio de Pilates. Se você trabalha em um escritório e necessita ficar sentado durante horas, levantar-se e fazer pequenas caminhadas já faz toda a diferença para o corpo. Além disso, após o trabalho tente tirar um tempo para realizar caminhadas ou crie o hábito de estacionar o seu carro mais distante para poder caminhar um pouco mais.
Se Hidrate
O nosso corpo é composto, principalmente, por água, por isso, é necessário mantê-lo sempre muito hidratado. Para que os músculos respondam bem ao treinamento de flexibilidade, eles devem permanecer sempre hidratados. É importante ressaltar que a hidratação deve ser realizada com líquidos saudáveis, principalmente, água mineral. Mas, além da água, a hidratação também pode ser feita com água de coco, sucos naturais , chás, vitaminas de frutas frescas, entre outros.
Cuide da circulação
Para uma circulação sempre ativa é necessário manter o corpo em movimento. À medida em que praticamos Pilates, por exemplo, o sangue vai ser bombeado com mais intensidade aumentando a circulação sanguínea dos músculos. Além da prática de exercícios, massagear o corpo também é uma ótima forma de proporcionar estímulos para melhorar a circulação sanguínea. Uma boa circulação do sangue no corpo proporciona a recuperação mais rápida para pequenas lesões e, também, para inflamações.
Pratique alongamentos
O alongamento possibilita ao corpo ir mais além. Praticando exercícios de alongamento forçamos nosso corpo a ir um pouco mais em seu movimento habitual. A prática do Pilates proporciona vários exercícios de alongamento que, por sua vez, ajudarão no aumento da flexibilidade do corpo.
Respire corretamente
A prática da respiração completa faz toda a diferença para o aumento da flexibilidade. Com a respiração completa o corpo consegue funcionar de maneira adequada, proporcionando mais possibilidades para a execução dos movimentos corretos durante a prática da atividade. Além disso, a respiração auxilia no relaxamento muscular, facilitando a flexibilidade corporal.
Descanse e relaxe
Para que ocorra o aumento da flexibilidade o corpo também deve descansar. Sobrecarregar os músculos frequentemente sem oferecer o tempo de descanso necessário, pode atrapalhar bastante no desempenho durante as práticas de Pilates, diminuindo as chances de ganho de flexibilidade.
Para o aumento da flexibilidade é necessário paciência, persistência e muita prática. Por isso, siga essas dicas e tenha sempre um bom instrutor de Pilates por perto, dessa maneira, com certeza você atingirá todos os seus objetivos.