Capa Blog Pilates corredor

Todo corredor sabe a importância de preparar o corpo para prevenir lesões e melhorar o desempenho na corrida. Praticar corrida exige do atleta muita potência, resistência, coordenação e estabilidade, além de muita técnica. Nem sempre todos esses fatores são adquiridos apenas durante a prática da corrida, por isso, a melhor maneira de complementar e aperfeiçoar o treino pode ser praticar Pilates.

 

O método do Pilates vem sendo cada vez mais utilizados por atletas de várias modalidades, principalmente, pelos corredores. Isso vem ocorrendo devido aos vários benefícios oferecidos pela prática,  como melhora da postura, fortalecimento e estabilização dos músculos do core, tonificação e alongamento da musculatura, auxiliando na prevenção de lesões, entre vários outros. Confira:

 

Musculatura

 

Segundo especialistas, a prática do Pilates é recomendável para atletas de todos os tipos de corrida, já que os exercícios realizados durante a aula exige a contração muscular da região do core, musculatura responsável pela manutenção do equilíbrio e da postura. Estes dois pontos são essenciais para que o corredor possui fluidez e realize todos os movimentos com segurança e economia de energia.

 

Dores musculares, fadiga e lesões

 

Além dos benefícios já citados, a prática do Método do Pilates também pode ser utilizada para aliviar dores e fadiga muscular no pós-treino e pode substituir os exercícios de musculação em relação a manutenção e correção postural, aumento de flexibilidade e de força pulmonar, fatores indispensáveis para o melhoramento do desempenho durante a corrida. Além disso, a prática pode ser utilizada juntamente a tratamentos fisioterapêuticos em caso de lesões.

 

Respiração

 

A respiração é uma importante parte da corrida, pois se realizada de maneira errada, o corredor não irá possuir fôlego para finalizar o percurso e se cansará facilmente. O Pilates trabalha com a reeducação da respiração e, também, com a concentração, resultando no melhoramento de desempenho quando associado à corrida.

 

Flexibilidade

 

Como já citado anteriormente, o Pilates proporciona ao atleta o aumento da flexibilidade. Isso ocorre pelo fato dos exercícios enfatizarem o alongamento global do corpo, trabalhando todos os músculos e articulações, o que acaba resultando em muitos benefícios na hora da corrida.

 

Para obter todos esses benefícios, recomenda-se que o Pilates seja praticado ao menos 2 vezes por semana, realizando os exercícios frequentemente e de forma correta, o atleta já sentirá diferença logo após a segunda semana de prática.

Veja também os benefícios do Pilates para outros esportes!