O método do Pilates busca o estabelecer o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Baseado nas técnicas desenvolvidas por Joseph H. Pilates, a prática vem sendo cada dia mais procurada para que busca o bem-estar na rotina diária. Os exercícios contemplam a força, melhoram a flexibilidade, a postura e, ainda, oferecem muitos outros benefícios a saúde.

 

Confira as 7 dúvidas mais frequentes sobre a prática de pilates e sobre todos benefícios desse exercício físico:

 

1- Qualquer pessoa pode praticar Pilates?

Sim! Os princípios dos exercícios de Pilates são indicados para todos e fundamentais para a saúde de qualquer corpo. Além disso, durante a prática os exercícios podem ser adaptados de acordo com a patologia ou consciência corporal do praticante.

 

2- O Pilates emagrece?

O Pilates contribui para o emagrecimento sim! Porém, não realiza essa função sozinho, a prática deve ser aliada a exercícios aeróbicos como corrida e caminhada, por exemplo. O Pilates trabalha protegendo as articulações e fortalecendo os músculos preparando, dessa forma, o praticante para as atividades aeróbicas. Ainda, o Pilates cria massa muscular magra e estimula a respiração profunda, potencializando a queima de calorias durantes os exercícios praticados.

 

3- Pilates melhora mesmo a postura?

O Pilates é uma atividade muito indicada por fisioterapeutas e educadores físicos para a reabilitação postural. Os exercícios praticados durante  a aula proporcionam alongamentos, aumento da flexibilidade e realinhamento do corpo, melhorando a postura e aliviando possíveis dores na coluna.

 

4- Em quanto tempo começo a perceber os resultados do Pilates?

O criador da prática Joseph H. Pilates costumava dizer que “em 10 sessões você se perceberá diferente, em 20 sessões os outros perceberão que você está diferente e em 30, você terá um novo corpo”.  Porém, na verdade, o resultado varia de acordo com a intensidade e frequência do treino e, também, de acordo com o metabolismo do praticante. Além disso, o resultado, também, vai depender do tipo de alimentação que está sendo aliada a prática do exercício.

 

5- O que devo comer antes da prática?

Como falamos anteriormente, a alimentação está totalmente ligada aos resultados da prática. Antes das aulas é importante consumir carboidratos, pois são alimentos de digestão rápida e que irão fornecer a energia necessária para a prática da atividade física. É importante evitar o consumo de proteínas para não correr o risco de sentir algum desconforto intestinal durante a aula. Por isso, o indicado é o consumo de alimentos leves, como iogurte, granola, frutas, barras de cereais, entre outros.

 

6- O Pilates é indicado para grávidas?

Pode sim, porém com liberação médica. A prática do Pilates é muito benéfica para gestantes, pois trabalha os músculos do assoalho pélvico, abdominais, paravertebrais e diafragma, que são responsáveis pela sustentação do corpo e auxiliam no trabalho de parto. A prática, também, pode evitar as dores nas costas e melhorar a circulação sanguínea da gestante.

 

7- Posso praticar o Pilates em casa?

A prática do exercício deve ser orientada por um instrutor capacitado. Dessa forma, o aluno executará os movimentos cuidando, principalmente da postura e respiração, a maneira adequada para alcançar os objetivos e usufruir de todos benefícios oferecidos pela prática do Pilates. Além disso, exercícios e posturas mal executados podem provocar lesões e machucar o praticante.