Uma vida sedentária, a má postura e as lesões são alguns dos principais motivos que contribuem para o surgimento da escoliose. Após realizado o diagnóstico de escoliose, é possível classificar o problema em várias categorias para, dessa maneira, o paciente procurar a melhor forma de tratamento possível para aliviar as dores e até mesmo corrigir o problema.
Abaixo, falaremos um pouco mais sobre essa patologia da coluna e como a prática do Pilates pode oferecer benefícios para quem sofre com a escoliose.
O que é Escoliose?
A escoliose é uma das patologias mais comuns sofridas pelo ser humano, trata-se de um desvio na coluna vertebral causado por uma inclinação lateral e rotação das vértebras. Essa doença acaba criando várias limitações em atividades rotineiras como levantar, deitar, caminhar e até mesmo respirar. Também, é bastante comum no período da adolescência e pode chegar a prejudicar o crescimento saudável das crianças e dos adolescentes.
A escoliose pode ser caracterizada por dois tipos: funcional e estrutural. A escoliose funcional é reversível, podendo ser tratada e corrigida com a melhora da postura. Já a escoliose chamada estrutural é irreversível e ocorre quando a inclinação da coluna possui uma rotação fixa.
Estima-se que atualmente no Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas sofrem com escoliose, porém, o que muitas pessoas ainda não sabem é que a prática do Método do Pilates pode auxiliar no tratamento dessa patologia. Saiba como:
Como o Pilates pode ajudar?
Alguns estudos recentes apresentam dados que comprovam que o Método do Pilates pode ser muito eficaz no tratamento de escoliose funcional. Segundo o estudo, o Pilates diminui em até 38% a curvatura da coluna e em 60% a dor causada pela patologia.
Porém, independente do tipo de escoliose, o Pilates um grande aliado no momento do tratamento, já que durante a prática são trabalhados diversos músculos do corpo que estão ligados à coluna.
O objetivo principal do Pilates é estabilizar e fortalecer a coluna vertebral, dessa forma, evitando que a deformidade piore ao longo do tempo.
Assim, os exercícios para o tratamento da escoliose são pensados pelo instrutor de forma que mantenha a coluna do praticante em uma posição neutra, buscando sempre o alinhamento postural. Além disso, o Pilates, também, proporciona ao praticante aumento da flexibilidade, fortalecimento muscular e garante a melhoria da mobilidade e da estabilidade corporal, auxiliando na reeducação postural.
Veja também como o Pilates pode ajudar adolescentes na manutenção postural!