O Pilates é uma técnica que surgiu no início do século XX e que tem como objetivos fundamentais a correção postural e o fortalecimento dos músculos. Além desses benefícios, com o passar dos anos e aprimoramento da técnica ficaram constatados vários outros benefícios proporcionados pelo Pilates, tais como: ganho de flexibilidade, equilíbrio mental, calcificação dos ossos, controle dos sistema respiratório, entre outros.
Por se tratar de uma técnica recente, o Pilates era aplicado da mesma maneira para todos os tipos de pessoas. Após a descoberta dos reais benefícios da prática, médicos e fisioterapeutas, procuraram aperfeiçoar as técnicas que embasaram a Contrologia (nome do Pilates dado por Joseph Pilates). Foi a partir desse aperfeiçoamento da técnica que surgiu o Pilates Funcional.
O Pilates Funcional tem como base observar e seguir a necessidade e vontade de cada indivíduo praticante. Esse modelo mistura as técnicas do Pilates Tradicional com novas técnicas desenvolvidas, adequando os exercícios de forma individual. Além disso, o Pilates Funcional agrega na técnica movimentos de musculação, reeducação postural global (RPG), ginástica e o treinamento funcional.
Para quem é indicado ?
O Pilates Funcional é indicado para quem busca, principalmente, melhoria no condicionamento cardiovascular, pois essa técnica exige do aluno movimentos ritmados aumentando sua frequência cardíaca. Além disso, o Pilates Funcional é indicado, também, para quem busca ganho de habilidade, uma vez que trabalha com movimentos mais acelerados e procura diminuir o tempo de reação aos estímulos.
Listamos abaixo alguns outros motivos para você investir nessa técnica:
- aumento da flexibilidade;
- estimulação do sistema nervoso;
- redução de stress e tensões;
- prevenção de lesões;
- auxilio no tratamento de lesões;
- fortalecimento da musculatura do abdômen;
- ganho de coordenação e equilíbrio;
- aumento de força muscular.