Atualmente o estresse e a ansiedade são uns dos principais vilões da população mundial. A correria e a agitação no cotidiano das grandes cidades contribuem para o aparecimento e intensificação desses distúrbios. Não é novidade que a prática de exercícios físicos auxiliam bastante na diminuição dos sintomas causados pelo estresse e pela ansiedade.  Na prática do Pilates não é diferente!

O Pilates pode funcionar como uma valiosa ferramenta no controle dos sintomas desagradáveis causados por esses tipos de distúrbios. O diferencial entre o Pilates e os outros tipos de exercícios físicos é a prática constante da concentração e do controle da respiração.

Respiração correta

Durante a prática do Pilates são trabalhadas de forma bastante intensa técnicas específicas de respiração.A prática da respiração profunda e consciente ajuda no relaxamento dos músculos e elimina a tensão do corpo, pois diminui o nível de cortisol no sangue. Esse hormônio, está exatamente ligado aos sintomas do estresse. Além de ser extremamente benéfico contra o estresse, o controle da respiração pode ser incluído de forma simples no cotidiano, não necessitando ser praticado apenas durante a prática do Pilates.

Concentração e respiração

Concentração e controle do corpo

Além da respiração, o Pilates exige controle e concentração aos movimentos do corpo, assim, acaba tirando o praticante do foco do estresse e da ansiedade, redirecionando o foco para a prática do exercício. Ao longo de toda prática o aluno é estimulado a condicionar a mente e o corpo para a realização correta de cada movimento. Para isso, é importante tomar consciência de cada parte do corpo e se ausentar completamente do meio externo.

Os benefícios do Pilates são inúmeros e como como foi visto, pode ser usado de maneira terapêutica para a diminuição do estresse e ansiedade proporcionando muito mais qualidade de vida aos adeptos da prática.

Veja Também alguns problemas mentais e emocionais que o Pilates pode ajudar.

Experimente os benefícios!