Cada movimento do corpo é proporcionado pela ação de diversos músculos, ossos, tendões, tecidos e outras partes internas e externas do corpo, quando essas partes do corpo sofrem algum danos ou desgaste, normalmente elas terão uma redução ou impossibilidade nos movimento. Muitas vezes esse dano é acompanhado de dores e sensações de desconforto, assim é o caso da Tendinite, que é uma inflamação em um tendão, e causa diversos problemas para o dia a dia dos afetados, entre eles a dor no local, peso e dificuldade de movimentação. Como o número de pessoas que sofrem de tendinite só cresce, por isso nós fizemos esse blog para te auxiliar com dicas de como evitar os avanços da doença e como o Pilates pode ser um aliado.

businessman-with-wrist-pain_1218-385

 

Principais causas da tendinite

Os fatores que causam a tendinite podem ser muitos, mais existe alguns que se destacam, principalmente por serem práticas mais comuns no cotidiano, dentre elas se destacam: Movimentos repetitivos ou de grande tensão (como uso de computadores, celulares, trabalhos repetitivos e carregar muito peso), Estresse (pelo excesso de tensão e a contração do músculo), Excesso nos exercícios, a prática incorreta ou sem alongamentos (essas podem se encaixar na primeira causa, mas também pelo erro no movimento e na hora de alongar) e a idade avançada (a circulação do sangue e o próprio desgaste dos tendões com o passar do tempo, podem ser um fator causador).

Causas Tendi

 

Sintomas, locais mais afetados e diagnóstico

Dentre os sintomas mais acentuados da tendinite, se destacam: a Dor no local afetado (podendo se espalhar para a musculatura ao redor da região e piorar no momento da movimentação), Diminuição da força na área afetada (principalmente seguida ou causada pela dor), inchaço ou vermelhidão (são menos frequentes do que as outras), atrofia da musculatura (em casos mais extremos como quando a tendinite já é cronica), Fadiga e sensação de peso. Esses sintomas aparecem na parte afetada do corpo, sendo elas em sua maioria nos Ombros, cotovelos, pulsos, mãos, joelhos, tornozelos e nos pés. O diagnóstico da tendinite SÓ PODE SER FEITO POR UM MÉDICO, então o importante é ver em quais situações você pode estar prejudicando o seu corpo e quais fatores causaram ou pioraram o seu quadro. Algumas perguntas que você pode se fazer são: Em qual local a dor aparece, qual intensidade, se o problema foi causado ao longo do tempo ou por um dano, se você faz exercícios regularmente ou se as sua ocupações (como trabalho, prática ou situação comuns) podem ter sido a causa.

Locais

 

Como evitar a tendinite e os seus avanços

As principais medidas para prevenir a tendinite, são evitar movimentos repetitivos e intenções com frequência, fazer alongamentos antes de praticar esportes, praticar atividades físicas regulares para movimentar e fortalecer o corpo, melhoria da ergonomia, pausas e alongamentos caso seu trabalho ofereça algum risco e ficar atento caso haja dor no local, pois normalmente isso indica que algo não está certo no movimento ou na intensidade do mesmo. Após receber as recomendações do médico, uma mudança de hábitos é essencial para uma melhora eficaz , como começar a praticar exercícios físicos (como o Pilates, a Yoga, alongamentos, etc) aos poucos depois da recuperação inicial e muitas das dicas de como evitar a tendinite se aplicam aqui. Para evitar a dor existem praticas com a acupuntura, massagem e quiropraxia.

Evitando

 

O Pilates no tratamento da tendinite

Dentro das práticas que melhoram o quadro da tendinite e de certa forma evitam ela, o Pilates é uma muito recomendada pelos médicos, primeiramente e principalmente por ser uma prática que se adapta a área do corpo que é mais afetada ou a que você quer fortalecer, além disso o Pilates tem um bom resultado no tratamento de doenças e problemas no corpo e na mente. Com movimentos cadenciados e orientados pelo instrutor, fortalecem e exercitam a área afetada, também dá uma sensação de relaxamento e bem-estar, diminuindo o estresse (um possível causador da doença) e aliviando a tensão do corpo e da mente.

22323294_845912315570560_508637607_n

 

-Fontes: Revista Pilates e minhavida.com.br.