Os problemas mentais estão cada vez mais sendo estudados, e os conhecimentos da área da psicologia só crescem, mas mesmo com toda essa informação, os números de pessoas atingidas por alguma doença mental ou problema emocional ainda continua muito grande. Atualmente os problemas mentais mais comuns são ansiedade e depressão, que estão sendo causados por diversos fatores. E nós separamos algumas informações que podem ser útil para quem busca alternativas de diminuição e como o Pilates pode ser o seu aliado nessa “luta”.
Causas dos problemas mentais e emocionais
Mesmo com a ciência e a tecnologia avançando cada dia mais, as doenças mentais ainda são muito comuns e de certa forma impossíveis de se evitar por completo, tanto pelo fato de muitas vezes ser difícil dizer o que causou esse desequilíbrio mental, quanto por algumas doenças não poderem ser diagnosticadas antes da demonstração de um sintoma ou até mesmo da própria doença, mas não é tão difícil perceber quais fatores podem estar piorando esses sintomas e a doença em si.
Alguns fatores que podem causar e agravar as doenças mentais:
-Desgaste profissional e excesso de carga horária;
-Exposição a pressão diária e elevada;
-Traumas e acontecimentos marcantes;
-Violência psicológica;
-Falta de descanso e tristeza constante e elevada;
-Outras doenças mentais e físicas;
-Entre outras.
As doenças mais comuns
As doenças mentais podem vir caracterizadas por diversos comportamentos, e mesmo comportamentos “comuns” podem ser sintomas de alguns problemas, mas normalmente esses comportamentos vem de maneira mais exagerada o que mostraria que é um real sintoma e não apenas uma característica acentuada da personalidade do indivíduo. Os problemas mentais e emocionais atingem uma área de comportamento específica, como as citadas abaixo:
-Transtornos alimentares;
-Transtornos psicóticos;
-Transtornos de Personalidade;
-Transtornos de ansiedade;
-Transtornos de humor.
Como o Pilates pode ajudar
Antes de vermos maneiras de se tratar ou diminuir doenças mentais, é importante destacar a necessidade da supervisão e orientação, tanto de um médico da área, quanto de um profissional como um instrutor de Pilates ou treinador por exemplo. O Pilates assim como muitas outra praticas corporais e esportivas (como Yoga, Futebol, Musculação, Corrida, Natação, entre outros), é um grande auxilio no tratamento das doenças mentais, tanto pelo fator da prática de atividade física (que traz melhoras na saúde física e mental, evitando muitas doenças), quanto na auto-estima, sensação de bem estar, desenvolvendo o corpo, liberando endorfina. Dentre os benefícios mais acentuados que o Pilates traz, se destacam o ritmizar a respiração (ajudando em problemas como a ansiedade, que afetam bastante essa função), facilidade para a se concentrar, relaxamento, interação com outras pessoas, alivio do estresse, aumento do disposição diária, etc.
Fonte: Revista Pilates e Psiconlinews.com.