A Fascite plantar é uma inflamação que ocorre na região da planta do pé e calcâneo, e provoca muitas dores, normalmente logo após se levantar, depois de um grande tempo andando ou correndo e durante outras atividades diárias. Você já sentiu uma fisgada no pé na região do calcanhar enquanto andava ? Se essa dor for intensa ou duradoura, pode ser um dos sintomas da Fascite plantar. Mesmo não existindo estudos até o momento que levante um número médio de pessoas que sofrem dessa problema, é quase certo que esse número esteja crescendo, pois duas das causas destaque são, o sedentarismo e a prática de atividades físicas de maneira inadequada. Para evitar e diminuir as dores da Fascite plantar, nós separamos algumas dicas e explicações para você agir desde já.
Principais causas e recuperações
As causas da fascite plantar, são bem amplas, podendo vir do sedentarismo ou de exercícios físicos feitos de maneira errada por exemplo, podendo ser provocada de maneira repentina por um trauma ou ao longo do tempo por má postura ou obesidade. Se você já sofre desse mal é importante que você procure um médico para indicar o melhor tratamento para o seu caso, normalmente o tratamento busca diminuir as dores e a inflamação. Casos mais graves podem ter dificuldade de recuperação e até necessitar de cirurgia, além de poder dificultar o movimento da pessoa por um tempo dependendo da dano.
7 Dicas para evitar e recuperar a fascite plantar
1- A melhor opção é procurar uma orientação
Primeiramente é sempre importante que você procure um especialista da área da saúde para te orientar da melhor maneira, isso não só para ter um tratamento mais rápido e efetivo, mas também para evitar maiores danos ou o agravamento do quadro, por meio de práticas irregulares.
2- Fazer exercícios regularmente
O sedentarismo e o excesso de peso são algumas das principais causas da fascite, por isso manter o corpo movimentado pode ser uma grande ajuda para evitar e até ajudar a recuperar caso você já sofra desse problema.
3- Evitar o aumento repentino de intensidade nos exercícios
Uma das grandes causas dessa doença é o aumento repentino de intensidade nos exercícios físicos ou atividades diárias, por isso caso você queira começar a praticar algum exercício tenha certeza que você tem a orientação certa e que não se esforce muito de primeira, comece ou aumente a intensidade dos exercícios pouco a pouco, para que o seu corpo possa se adequar com a mudança.
4- Cuidado com os tipos de sapatos
Outra coisa importante de se observar, é o tipo de sapato que você usa, pois os sapatos desconfortáveis machucam o seu pé durante o dia todo, e podem levar a causar a fascite plantar. Por isso é importante evitar o uso de salto alto por muito tempo, busque sempre deixar esse tipo de sapato para os momentos necessários, como por exemplo quem trabalha de salto pode retirá los durante a locomoção ou pausa do trabalho.
5- O tênis certo para dar o primeiro passo
Caso você queira ou pratique algum tipo de atividade física, é importante fica atento também ao modelo do tênis que você esta usando, pois cada pé é diferente uns dos outros, é preciso um sapato certo para cada formato. Antes de começar a praticar exercícios você deve ir ao médico e ver qual tipo de pé você tem, e em seguida comprar o modelo que melhor se encaixe, isso pode evitar danos futuros e reduzir as dores causadas pela fascite.
6- Atividades focadas no tratamento
Como referenciado na segunda dica, é importante manter o corpo sempre em movimento, mas você sabia que existem praticas que podem ajudar ou agravar a fascite plantar ? Dentre as que podem piorar são as atividades que envolvem corrida, salto e outros movimentos que exigem mais tenção nos pés, mas é claro que essas modalidades podem ser praticadas, o importante é prevenir danos. Dentre as que ajudam são o Pilates, yoga e alongamentos localizados.
7- Será que você está pisando de maneira correta ?
Muita gente não sabe, mas quando você pisa de maneira torta ou não tem postura na hora de pisar, você está danificando o seu pé. Isso é um dos grandes agravantes para se ter a fascite plantar, principalmente dentre os corredores, que muitas vezes não tem uma boa biomecânica quando dão os passos, e podem acreditar que o dano ou a patologia causada vem derivada dos tênis ou de outros fatores.
Essas foram algumas dicas para melhorar o seu combate a fascite plantar, mas é sempre importante destacar a necessidade de uma orientação profissional na hora de tratar e se medicar dessa doença.
Fonte: Revista pilates, g1.globo.com e globoesporte.globo.com.