O estresse é um dos grandes problemas da sociedade atual, onde os afazeres e responsabilidades podem ser tão frequentes e urgentes, que acabam interferindo na vida e na saúde (tanto física quanto mental), de boa parte das pessoas e causando um estresse diário e muito intenso. Outros fatores como problemas sociais, políticos e financeiros, podem ser a causa desse estresse “interminável”. Para quem busca um alívio dessa exaustão mental e quer viver de maneira mais saudável e relaxada, nós vamos dar algumas dicas de como essa mudança pode ser feita.
Uma mudança na sua organização pode ser uma ajuda
O mal que o estresse causa afeta diretamente e indiretamente, à você e as pessoas ao seu redor. Por isso o primeiro passo para viver menos estressado, é identificar as coisas que causam e/ou agravam esse problema, em seguida você deve perceber como e quais dessas causas podem ser melhoradas, evitadas e combatidas. Em seguida pode-se estabelecer uma organização nos afazeres e responsabilidades do seu dia-a-dia, buscando eliminar obrigações desnecessárias, evitar procrastinação, buscar organizar os compromissos com um maior espaçamento de tempo, para evitar atrasos e ter tempos de “pausa” para aproveitar mais o dia, não ficar preso à produção constante (Algo muito popular atualmente, como se fossemos obrigados a sempre buscar algo a mais e nunca nos contentar com o que já nos é oferecido).
Outra dica para aliviar essa pressão, é deixar as coisas acontecerem mais naturalmente, tirando o peso de controlar tudo e todos que estão em volta, por exemplo evitando aquela discussão ou pessoa que você sabe que só ira te estressar e que não vai melhorar nada com esse confronto ou interação.
Relaxar e aproveitar mais as coisas boas da vida
É comum as pessoas trabalharem sem parar e buscarem outras formas de se aperfeiçoar, com cursos de idiomas, faculdades, participações em congressos e Workshops ou estudando por conta própria, mas apesar dessas práticas serem muito valiosas e oferecerem diversos frutos, elas também sobrecarregam o nosso cotidiano e o nosso estado mental.
É muito importante que você separe um tempo para si mesmo, aproveitando as coisas que você gosta de fazer, interagindo com as pessoas que te fazem bem e relaxam o seu dia, deixando espaços livre na sua agenda, proporcionando momentos diferentes para você e para os que te cercam (Por exemplo sair para um bar, viajar nas férias, matar a saudade de pessoas que você não visita a muito tempo ou até mesmo separando 20 minutos para fazer uma pausa no trabalho e pegar um ar fresco), e buscar se aceitar mais, diminuindo as cobranças pessoais, evitar comparar o quanto você produz em um dia em relação com outras pessoas ou achar que só você tem certos problemas e por isso deveria se preocupar em resolver todos eles o mais rápido possível.
Viver saudável e melhor
Uma boa forma de ter uma efetiva diminuição do estresse diário, é adotando uma vida saudável, que quando estiver organizada, ira proporcionar um bem estar e uma leveza no estresse. Você não pode só ficar evitando comidas que fazem mal ao corpo, também existe uma melhora, fazendo exercícios físicos regularmente, visitando médicos de diversas áreas da saúde, adotar uma alimentação balanceada e adequada para as suas necessidades, evitar o uso/abuso de drogas lícitas e ilícitas (que podem acarretar problemas de irritabilidade, ansiedade, agitação e muitos outros fatores que agravam o estresse), e buscar ajudar as pessoas em volta de você a terem uma vida mais saudável, muitas vezes construir mudanças em conjunto fica mais fácil para elas acontecerem e serem permanentes.
Fonte: vila mulher e estadozen.com.