Sabia que o Pilates pode ajudar no tratamento de várias doenças ? Vamos falar um pouco de como ele trata certas patologias, quais tipos e como ele pode agir tanto por dentro, quanto por fora do corpo.

No Pilates os exercícios feitos agem em diversas partes do corpo, oferecendo um leque de opções diferentes para cada praticante. Dessa forma é muito mais fácil buscar o exercício mais indicado para você, isso no tratamento de dores e doenças, e também na busca por melhoramentos físicos, (melhorar o desempenho em esportes já praticados, sair do sedentarismo, praticar exercício na gravidez, etc…).

pilates_emagrece

Como começar o tratamento e prevenção de doenças com o uso do Pilates.

Se você normalmente sente certas dores ou desconfortos durante as atividades diárias, isso pode ser derivado de má circulação, alta tensão nos músculos, má postura, falta de prática de atividades físicas e muitos outro motivos. Primeiramente é importante consultar um médico especializado no local onde há a o incômodo, para a partir daí começar um tratamento para curar ou aliviar a área afetada. Em seguida começar a efetivar essa melhora, mudando os hábitos tanto alimentares, (parte importante no tratamento de várias doenças, e até mesmo causador das mesmas), quanto na adoção de exercícios físicos em sua rotina, como o Pilates.

relacao-medico-paciente

O motivo do Pilates ser indicado para o tratamento de doenças.

Quando se fala em tratamento de doenças, não se pode acreditar que é algo simples de se obter, pois muitas doenças e complicações do corpo são causadas por mais de um fator ao mesmo tempo. Por exemplo na tensão dos músculos, onde o estresse pode ser a principal causa ou apenas mais um agravante do problema. Por isso o Pilates é tão usado na recuperação de doenças, não fortalecendo apenas o corpo, mas sim um tratamento completo vindo desde a mente (criando a paixão pela atividade física, aliviando o estresse, criando motivação para a vida derivada da superação constante dos desafios apresentados) até a parte exterior (ganhando resistência, flexibilidade, fôlego e esculpindo a musculatura e as estruturas do corpo).

fluidita-studio-pilates-florianopolis-09-1

Algumas doenças e como o Pilates trata delas.

Se a dúvida era o que fazer para começar a tratar suas doenças com o Pilates, agora ela se transformou em quais doenças podem ser tratadas com essa atividade. Mas antes de começar é importante buscar não somente um médico, mas também um instrutor de Pilates, que dará a você todas as recomendações e apontará os exercícios adequados para o tratamento de seus problemas.

O Pilates trata por dentro e por fora, e não estamos nos referindo apenas no alivio do stress, ou ganho de motivação, mas sim nos resultados dos exercícios que são feitos. Alguns bons exemplo de doenças tratadas pela pratica da contrologia (nome original do Pilates), são a diabetes, escoliose e outros traumas que vamos explicar de maneira separada:

Diabetes

A diabetes é uma patologia que afeta o gerenciamento de glicose no sangue, por meio do bloqueio da produção de insulina, (muitas vezes injetada nos diabéticos por transformar glicose em energia), no corpo. As melhoras da diabetes com o Pilates vem por meio da aceleração do metabolismo (queimando calorias), diminuição da ansiedade (que pode fazer a pessoa consumir mais comida por impulso), baixando o nível glicêmico do corpo (nível de glicose dos alimentos) e outros grandes benefícios da prática.

Atenção : As pessoas diabéticas não deve fazer exercícios que provoque tensão excessiva, pois aumenta o nível de açúcar no sangue. (O Pilates é recomendado no tratamento da diabetes, por ter exercícios com intensidades controladas).

ca36a17d708c6f599a2f6b65f61e4fe5

Escoliose 

A Escoliose é uma patologia caracterizada por ser uma curva lateral na coluna vertebral. E essa curva é definida a partir das vértebras e do movimento delas. Podendo ser causada sem motivos aparentes,  por má postura e/ou levantar peso excessivo. Gerando desde deficiências no músculo e no esqueleto, até afetando a respiração e a forma de manter o corpo. Sendo comum o desenvolvimento na puberdade, e tendo o sexo feminino como maior grupo afetado, podendo chegar a uma proporção com cerca de 3 mulheres em um grupo com 4 afetados por essa patologia. O motivo da pratica do Pilates ajudar no tratamento desse problema, vem do fortalecimento nos músculos da região, aumento da flexibilidade e dos exercícios que ajudam a criar uma resistência na hora de manter a postura correta.

Atenção : A escoliose é uma patologia que é tratada de maneira mais eficaz, quando esse tratamento começa cedo, ou seja quanto mais tempo levar até o início, mais difícil será o processo, podendo ter uma grande diminuição na evolução do tratamento.
corrigir-postura

Para concluir, listaremos alguns problemas de saúde que não foram abordados, mas podem ser tratados ou melhorados com a pratica de Pilates regularmente:

  • Dores no joelho;
  • Dores na lombar;
  • Dores no pescoço;
  • Incontinência urinária;
  • Cãibras;
  • Stress;
  • Ansiedade;
  • Bursite;

Entre outros.

-Fonte Revista Pilates.